Terça-Feira, 03 de Agosto de 2021, 08h:32

Sistema OCB/MT faz parceria técnica Institucional com Imea

Dados econômicos e análises estratégicas para as cooperativas passam a ser fornecidos de forma contínua

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT

Sistema OCB/MT faz parceria técnica Institucional com Imea

(Relatório de 2019) Dados econômicos e análises estratégicas para as cooperativas passam a ser fornecidos de forma contínua

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT assinou contrato de parceria técnica institucional com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – Imea, com o objetivo de promover geração de dados econômicos e análises estratégicas dos principais mercados agropecuários de Mato Grosso para as cooperativas integrantes do Sistema OCB/MT.

A partir desta parceria, as cooperativas terão acesso a informações elaboradas de análises e cruzamentos de dados que darão origem a materiais técnicos econômicos com dados de produção e preço agropecuário, exportação, logística, crédito, investimentos, potencialidades e outros, que auxiliaram de maneira direta os ramos cooperativistas do Agro, Crédito, Infraestrutura e Transporte de Mato Grosso.

Para que as informações sejam analisadas de forma ainda mais estratégicas, o estado foi dividido em sete regiões, e discussões sobre os dados serão realizadas em rodadas com apresentações de materiais que impulsionam o cooperativismo da região, tanto no que tangem Inteligência de mercado quanto o desenvolvimento regional. A proposta com as rodadas é de impulsionar modelos de negócios e possíveis novos produtos a todos os ramos de cooperativas, além de auxiliar o Sistema OCB/MT em atuação político institucional em prol de todo o setor.

48 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras em MT

Superintendente da OCB/MT. Frederico Azevedo

Para o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo "o IMEA é um instituto reconhecido nacional e internacionalmente pelas análises realizadas e o Sistema OCB/MT entende que a parceria irá fomentar a análise de dados do setor agropecuário, transporte, agropecuário lácteo, crédito e mineral voltado ao cooperativismo e possibilitar o impulsionamento de novos negócios. É mais uma prestação de serviços que estará disponível ao setor cooperativista de Mato Grosso e que atende as premissas que o Conselho Diretor determinou para o triênio."

A parceria do Sistema OCB/MT com o Imea vai disponibilizar às cooperativas indicadores da das cadeias produtivas da soja, milho, algodão, boi, leite, suínos, custo de produção, conjuntura econômica e geoprocessamento, além de estudos específicos voltados a suas cadeias.

Para o Superintendente IMEA, Daniel Latorraca, essa parceria é de fundamental importância no contexto atual do agro negócio do estado, porque os movimentos do setor são

Sistema OCB/MT faz parceria técnica Institucional com Imea

Superintendente IMEA, Daniel Latorraca

dinâmicos na variação de preços, do dólar, variação de custos, valor da terra, dos ativos, das máquinas e é necessário adotar novas estratégias para se manter competitivo dentro da lavoura.

“Para que o produtor tenha margem no final do ciclo produtivo, em especial para médios e pequenos produtores, é fundamental a união com outros produtores, através de uma cooperativa por exemplo, seja para comprar um armazém, colher, comercializar melhor, sem a necessidade de venda antecipada, ou para comprar insumos. Esta união resulta em um volume maior de compra, ganhando escala e economia de até 20% nos preços dos insumos, o que já foi detectado nos primeiros levantamentos do Imea nas cooperativas agrícolas de Mato Grossos. O que estamos vendo são os produtores procurando cada vez mais se unir nesse sentido para várias estratégias”.

Latorraca ainda analisa que “nem todos produtores têm acesso à todas as informações e esta parceria possibilita que o Sistema OCB/MT e Sescoop/MT fomentem o cooperativismo e o Imea subsidie todo este movimento e fomento com informações, análises e estudos estratégicos para que os produtores se convençam ainda mais de não só ampliar suas cooperativas, mas também de criar novas no estado de Mato Grosso”.


Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: ocbmt.coop.br