Quinta-Feira, 30 de Julho de 2020, 13h:42

Eleita diretoria do Sistema OCB/MT para os próximos 4 anos

Na agenda, sucessão e planejamento estratégico

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT

Assessoria

Eleita diretoria do Sistema OCB/MT para os próximos 4 anos

Participação de mais de 70 lideranças das cooperativas de MT

No dia 29 de julho de 2020, às 16 horas, a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT realizou sua primeira Assembleia Geral Ordinária Digital, devido a pandemia do COVID-19.  A Assembleia foi realizada através de videoconferência, na plataforma do sistema Google Meet, e contou com a participação de mais de 70 lideranças das cooperativas de Mato Grosso, que elegeu, por unanimidade a diretoria, conselheiros e representantes dos sete ramos, que estarão à frente do movimento cooperativista nos próximos quatro anos (2020 / 2024). A prestação de contas também foi aprovada por unanimidade. 

O presidente o Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, foi reconduzido ao cargo para mais quatro anos. “Este é meu último mandato e nos próximos quatro anos vamos promover um processo de sucessão envolvendo todas lideranças, trançando um planejamento estratégico transparente e participativo. Temos confiança nas pessoas que promovem o cooperativismo em nosso estado e com essas pessoas é que vamos rediscutir os próximos passos da nossa Faculdade, o I.Coop, as prioridades de nossas demandas e desafios”, disse Cezário durante a AGO.  

O vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof, também foi reconduzido à vice-presidência, e falou como será a gestão nos próximos quatro anos, onde contará com a gestão do presidente, vice-presidente e do representante do ramo agropecuário. “Temos que olhar para o futuro. O cooperativismo é dinâmico, com muitos desafios e oportunidades para as cooperativas de Mato Grosso. Estamos em um estado com vocação para o agronegócio e temos que potencializar esse setor. Somos os maiores produtores de grãos do país, mas geramos um resultado de pouco mais de 9 bilhões de reais, bem inferior a outros estados, como o Paraná, que prevê um faturamento das cooperativas de 200 bilhões nos próximos anos”, disse Spenthof, ao justificar a presença do representante do ramo Agro, Nelson Piccoli, na gestão da OCB/MT. 

João Carlos Spenthof também ressaltou que essa proposta só terá êxito se contar com a participação das lideranças das cooperativas. “Vamos fomentar a intercooperação entre as cooperativas, promover maior comunicação, ampliar nossas relações institucionais e traçar um planejamento estratégico. Mas, precisamos da participação de todos para fortalecermos o cooperativismo.”, concluiu.

O representante do ramo Agro, Nelson Piccoli, disse que faz parte “há muitos anos do cooperativismo e somos todos ramos interligados, pois o agro não trabalha sozinho, e nossa proposta é justamente de tornar o cooperativismo, ainda mais pujante em nosso estado”.

Assessoria

Eleita diretoria do Sistema OCB/MT para os próximos 4 anos

Eleita diretoria do Sistema OCB/MT para os próximos 4 anos

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nóbile, participou da AGO digital e disse que a pandemia do novo coronavírus trouxe “grandes desafios para a ciência e para a política. As cooperativas também foram impactadas e o Sistema OCB tem defendido todos os ramos nessa crise. Estamos ligados em todos os órgãos, que de alguma forma, possam afetar o cooperativismo e acreditamos, que vamos sair dessa pandemia, ainda mais fortalecidos”.   

Os conselheiros eleitos para O Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética, compõem representantes de todos os ramos do cooperativismo. Eles foram indicados pelos presidentes de cada setor, em fóruns realizados previamente, de forma virtual. Através da coordenação do Sistema OCB/MT, conforme prevê o seu estatuto, foi constituído o Comitê de Mobilização, pelos atuais conselheiros, para que fossem indicados seus representantes, titulares e suplentes. 

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 
AGROPECUÁRIOTitular - Nelson Luiz Piccoli - COACEN / Suplente - Sebastião Reis Borges - COMAJUL
CRÉDITO Titular - Aifa Naomi Uehara de Paula – SICOOB CENTRAL RONDON / Suplente - João Paulo Fortunato - UNICRED
CONSUMO - Titular - Jose Carlos Salamoni - COOPEMA / Suplente - Marcia Souza Cerqueira Bettin Cabeleira - COOPERCAMP
SAÚDE - Titular - Marisa Fernanda Vieira Tavares – UNIMED CUIABÁ / Suplente - Jefferson Yoshinari Ferreira da Cruz - COOPANEST-MT
TRABALHO, PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS - Titular - Vanderlei Aparecido B. Silva - COOTRADE / Suplente - Gilson Gomes Camboim - COOGAVEPE / Suplente - Jose Arnaldo dos Santos - COOPERSINO
TRANSPORTE - Titular - Marcelo Antonio Angst - FETRANSCOOPSuplente - Vilceu Lanzarin - COOTROMAT

CONSELHO FISCAL
Martin Steffenon - SICREDI ARAXINGU

Flávio Cezar Ourives Luiz - UNICRED

Vicente Baldissera - COOTRANSVERDE

Norival Rosário de Campos Curado - SICOOB NORTE MT

Verônica Janaína A. Ribeiro - COOPERFRENTE

Antônio Carlos Dourado - SICREDI SUL MT

CONSELHO DE ÉTICA

AGROPECUÁRIO - Valdomir Natal Ottonelli - COOPERMUTUM

CREDITO -  Eledir Pedro Techio - SICREDI OURO VERDE MT

SAÚDE -  Suzana Aparecida R. dos S. Palma  - UNIMED CUIABÁ

TRANSPORTE - Vilfredo Osvaldo - COOPTRANS-MT

TRABALHO, PRODUÇÕES DE BENS E SERVIÇOS ( Educacional) -Silvia Cristiane Del Fuzzi Santos  - EDUCANOBRES 

TRABALHO, PRODUÇÕES DE BENS E SERVIÇOS (Mineral) - Olímpio Morão da Rosa - COOGAR

NÚMEROS DO COOPERATIVISMO DE MT (dados base 2018)

152 Cooperativas

493 Cooperados

9 mil empregados

NÚMEROS POR RAMO
AGROPECUÁRIO -  55 Cooperativas / 9.833 Cooperados / 2.976 Empregados 
CONSUMO - 05 Cooperativas / 416 Cooperados / 30 Empregados 
CRÉDITO - 18 Cooperativas / 453.957 Cooperados / 3.976 Empregados
INFRAESTRUTURA - 01 Cooperativas  / 1.738 Cooperados / 15 Empregados
SAÚDE - 17 Cooperativas / 3.698 Cooperados / 1800 Empregados
TRABALHO, PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS - 32 Cooperativas / 22.076 Cooperados / 237 Empregados 
TRANSPORTE - 24 Cooperativas / 1.011 Cooperados / 55 Empregados 


Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: ocbmt.coop.br