Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 09h:46

Trinta anos de desafios, sonhos e conquistas

O Sicredi no Estado de Mato Grosso

João Carlos Spenthof

João Spenthof presidente da Central Sicredi Centro Norte.jpg

*João Carlos Spenthof é presidente da Central Sicredi Centro Norte e presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).  

O Sicredi começou a escrever a sua história há 117 anos, no Sul do Brasil, resultado da união de um grupo de produtores rurais que buscava organização para que, juntos, aumentassem a produção e crescessem. Aos poucos, esse movimento em prol do cooperativismo passou a se manifestar em outras regiões, como em Mato Grosso, 30 anos atrás, fazendo com que o Sicredi encontrasse nesse estado oportunidades para se consolidar.
Naquela época, tudo era muito diferente. Havia quase nenhuma infraestrutura de transporte, energia, comunicação, saúde e educação. A população era pequena. E a solução para transformar essa realidade era se unir. As condições desfavoráveis não intimidaram milhares de sonhadores – mato-grossenses ou não – de juntos desenvolverem planos ambiciosos. Nessas histórias, o Sicredi e o cooperativismo de crédito tiveram um importante papel.
A grande disponibilidade de área cultivável, onde poderiam ser plantadas lavouras e criados animais, atraiu quem buscava prosperidade e o sonho de trabalhar na própria terra, movimento que trouxe consigo investidores de diferentes segmentos econômicos que trabalharam para melhorar a infraestrutura e aos poucos fazer com que pequenas comunidades se tornassem mais tarde grandes polos de desenvolvimento econômico.
O Sicredi esteve ao lado dessas e de todas as pessoas que acreditavam no potencial do Estado, que passou a ser a “menina dos olhos” do Brasil. Sim, moradores dos mais diferentes estados e até de outros países deixaram a terra natal e chegaram aqui em busca de oportunidades. Assim como o Estado os acolheu, o Sicredi os recebeu em suas cooperativas e agências, não para simplesmente fechar negócios, mas para abrir os caminhos para a realização de sonhos, criando uma relação próxima da comunidade, mostrando que todos os que vivem aqui são importantes, independentemente do sexo, cor, credo ou classe social.
Pautada pelo respeito à diversidade e com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e da comunidade onde está presente, a instituição financeira cooperativa apostou nas pessoas e caminhou ao lado delas para a concretização de sonhos e, consequentemente, para o desenvolvimento do Estado.
Ao longo dessas três décadas, o Sicredi conquistou mais que associados, conquistou amigos. Pessoas unidas pelo mesmo propósito que trabalham diariamente para que o cooperativismo e seus benefícios sejam levados a mais gente. E o Sicredi ainda tem muito espaço para fazer a diferença na vida de mais cidadãos mato-grossenses, sejam eles nascidos nesta terra ou acolhidos por ela. Afinal, o interesse pela comunidade, que é um dos princípios do cooperativismo, é seguido na prática por esta instituição que ajuda esses sonhadores com soluções financeiras e taxas mais justas, relacionamento próximo e consultivo.
Exemplo do interesse pela comunidade é o fato de possuir hoje a maior rede de agências do Estado, com 142 espalhadas por 111 municípios. Em 30 deles é a única instituição financeira presente, ou seja, está onde nenhuma outra instituição tem o interesse de estar. Promove inclusão financeira, disponibiliza produtos e serviços financeiros como outros bancos, mas com a vantagem de praticar taxas de juros mais justas e distribuir resultados, já que não visa lucro.
Levar o cooperativismo de crédito para mais pessoas fez o Sicredi continuar a ultrapassar fronteiras. De Mato Grosso avançou para outros estados da região Norte, agregando paraenses, rondonienses e acreanos, movidos pelo mesmo propósito, de crescer juntos e fazer a diferença.
Hoje, o contingente de acreditadores nesse modelo de negócio soma mais de 422 mil pessoas na região Centro Norte. São pessoas físicas, empresas e produtores rurais que confiam no cooperativismo de crédito e fazem suas movimentações financeiras na instituição financeira cooperativa que, ao longo de sua trajetória, se mostra cada vez mais sólida, robusta e completa. Um dos indicadores que mostra a robustez do sistema é o quanto possui em ativos. Nesse item, o Sicredi contabilizou R$ 13,3 bilhões em 2018 na região Centro Norte e R$ 95,1 bilhões no país, onde o número de associados passa de 4 milhões.
Assim como Mato Grosso avançou muito nos últimos 30 anos, o Sicredi cresceu. Participou da história de muita gente e mostrou que com trabalho duro é possível comemorar inúmeras vitórias. E no mês que Mato Grosso completa 271 anos de fundação, o Sicredi completa 30 anos de atuação nesse estado, com perspectivas muito otimistas para o futuro. Os anos que estão por vir servirão para continuar esse ciclo de desenvolvimento junto aos mato-grossenses, paraenses, rondonienses e acreanos, que começa pela aproximação das pessoas, passa pela orientação assertiva, que combinada à concessão de crédito, resulta na concretização de projetos que mudam a realidade das famílias e da sociedade.

 


Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: ocbmt.coop.br