O cooperativismo moderno, com base no modelo Rochdaleano, tem origem no ano de 1844.
Sua atual organização em âmbito mundial foi criada em agosto 1895, quando foi Realizado o I Congresso Internacional de Cooperativismo, em Londres, ocasião em que foi fundada a Aliança Cooperativa Internacional - ACI, como órgão de representação do cooperativismo no mundo, com sede em Genebra (Suíça).
A Organização das Nações Unidas – ONU, consciente da importância do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social dos povos, decidiu, em 1994, instituir, igualmente, o Dia Internacional do Cooperativismo das Nações UJnidas, no mesmo dia em que é celebrado pela Aliança Cooperativa Internacional.
Tem como símbolo internacional do cooperativismo a Bandeira com as sete cores do arco-íris. Mas, segundo Américo Utumi, atual representante da ACI no Brasil, ex-presidente da OCESP e ex-vice-presidente da OCB, “infelizmente a ACI não fez o registro da bandeira nos órgãos competentes, motivo pelo qual outros grupos passaram a adotá-la como símbolo do seu movimento. Isso gerou muita confusão, de tal forma que o Conselho de Administração da ACI, reunido em Roma, Itália, no mês de abril de 2001, deliberou alterar a bandeira anterior, de 7 listas com as cores do arco-íris para o atual símbolo com a mesma bandeira da qual saem pombos representando a paz.”
Valores de autenticidade que orientam o cooperativismo brasileiro:
• Solidariedade
• Democracia
• Liberdade
• Equidade
Definição de uma cooperativa e seus princípios pela ACI:
“Uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer suas necessidades comuns, através de uma empresa de negócios da qual possuem a propriedade em conjunto e a controlam democraticamente, pelos seguintes princípios:
1) adesão voluntária e livre;
2) gestão democrática pelos membros;
3) participação econômica dos membros;
4) autonomia e independência;
5) educação, formação e informação;
6) intercooperação;
7) interesse pela comunidade”.
A ACI América, cujo primeiro presidente foi o Dr. Roberto Rodrigues, é uma entidade distinta da OCA - Organização das Cooperativas da América. A OCA, como entidade de representação do cooperativismo latino-americano, com sede na cidade de Bogotá (Colômbia), foi fundada no ano de 1963, em Montevidéu – Uruguai.
Adotou como símbolo, os dois pinheirinhos. “Tanto isso é verdade que o símbolo da OCA é um círculo no qual no centro estão dois pinheiros tendo ao fundo o mapa do continente americano. Por esta razão é que este símbolo somente é conhecido na América Latina, sendo totalmente desconhecido no resto do mundo.”, assim se manifestou Américo Utumi.
Com a ascensão da ACI América, os membros da OCA deliberaram por encerrar a entidade.
Mais informações sobre a ACI, consulte o menu “Cooperativismo – Cooperativismo no mundo”.
_____________________________________________________________________
Pesquisa e texto produzido por Adair Mazzotti, colaboração de Américo Utumi – fontes consultadas: documentos do Sistema OCB)