Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso

Mato Grosso - Brasil

Cooperativas de MT

Busca de Cooperativas de MT
Acessar

Intranet

Usuário:
Senha:
Acessar
RAMO SAÚDE
Unimed do Brasil avalia 1º ciclo do Qualifica
Entrevista com Alberto Gugelmin

Por Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado

Unimed do Brasil avalia 1º ciclo do Qualifica

 

O segundo ciclo do programa Qualifica, realizado pela Unimed do Brasil, a Faculdade Unimed e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi lançado ontem, em Brasília. No total, 38 cooperativas participarão das atividades, que objetivam fortalecer aspectos da gestão e da qualidade assistencial, com foco na capacitação para futuras certificações e acreditações no setor de saúde.

O vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, participou do evento de lançamento, discorrendo sobre os resultados do primeiro ciclo, realizado entre os anos de 2015 e 2017 e que contou com a participação de 80 cooperativas. Dentre os números avaliados como positivos e apresentados pelo executivo, estão os seguintes:

- 29 participantes obtiveram a certificação ISO 9001:2015;

- 19 foram acreditadas pela Resolução Normativa nº 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar;

- 43% das participantes registraram melhora na situação financeira;

- 89% melhoraram sua participação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), sendo que 48% mudaram de faixa;

- 83% melhoraram sua classificação no Selo Unimed de Governança.


Para Gugelmin, as expectativas relacionadas ao segundo ciclo são muito grandes. Confira a entrevista com ele:

- Qual a importância do Sescoop nessa parceria para realizar o programa Qualifica?

 

Quanto mais a gente estuda e compreende a grandeza do programa Qualifica, mais a gente percebe que, nesse momento atual da saúde suplementar no país, qualificar os nossos gestores e colaboradores é algo fundamental para que possamos oferecer às pessoas aquilo que elas realmente esperam de nós: uma medicina de qualidade.

Esses cursos de formação e qualificação, que preparam as cooperativas para conquistarem às acreditações sejam elas da Agência Nacional de Saúde Suplementar ou de algum outro organismo acreditador, são extremamente importantes e eles têm um custo elevado. Então, se nós não conseguíssemos uma parceria como essa do Sescoop seria inviável a implantação de um programa como esse.

Temos muito a agradecer ao Sescoop por esse apoio. Se a instituição não tivesse acreditado no projeto ele não poderia ser executado. E, hoje, nós já estamos colhendo os frutos dessa parceria. Os resultados da avaliação do primeiro ciclo mostram a melhoria nos processos do dia-a-dia, nas condições econômicas das cooperativas que participaram e, ainda, no grau de qualidade dos serviços prestados por nossos colaboradores.

- Poderia citar outros exemplos de resultados do primeiro ciclo?

Sim. O primeiro ciclo foi destinado a dois grandes segmentos: as cooperativas de trabalho médico e as instituições que chamamos de recursos próprios do Sistema Unimed (laboratórios e hospitais, por exemplo). Cada um desses segmentos busca acreditações e um têm órgãos específicos que fazem esse tipo de certificação. Por exemplo, a ISO e a ONA estão relacionadas aos recursos próprios, ao passo que a Resolução Normativa 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar e, ainda, a própria ISO, se aplicam às cooperativas.

Então, é feito um grande investimento em termos de preparação das equipes para que elas possam receber os acreditadores. São dois anos de preparo, para que, finalmente, essa avaliação ocorra. E o que a gente percebeu é que um grande percentual das participantes do primeiro ciclo realmente conseguiu evoluir nas suas acreditações. E, quando a gente começa a olhar o que realmente ocorreu, por meio de alguns indicadores, a gente fica muito surpreso por constatar que, quando se aprimora o desenvolvimento profissional das pessoas, a qualidade aparece.

Por exemplo, se tomarmos o indicador de desempenho econômico-financeiro que é feito pela Unimed do Brasil, percebe-se que aquelas que participaram do programa Qualifica aumentaram mais de 40% o seu resultado. E, quando a gente observa o IDSS, medido pela ANS, nosso órgão regulador, percebemos também que muitas participantes melhoraram seu índice ou até mudaram de faixa, o que é muito bom. Isso nos mostra que a melhoria profissional traz um resultado muito evidente para a cooperativa.

Além do IDSS, temos também o selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, desenvolvido pela Unimed do Brasil para estimular a governança e as boas práticas, então, a gente percebeu que 83% das cooperativas que participaram do programa melhoram sua classificação no selo. De fato, o programa Qualifica só traz resultados positivos para as Unimeds que participam.

- Qual sua avaliação sobre o interesse das Unimeds no programa Qualifica?

A Unimed do Brasil fez e faz um grande trabalho de divulgação, usando todos os seus recursos, para que os presidentes de singulares compreendam a importância de trabalhar todos os setores dentro da cooperativa sem prescindir da qualidade. Então, quando a gente faz um chamamento ao sistema e recebe 100% de resposta, fica muito feliz por perceber que, atualmente, para as cooperativas médicas, qualidade é algo que passou a ter valor.

As cooperativas viram que é necessário investir nessa área e que terem essas certificações, como a da ANS por exemplo, é um diferencial, sobretudo num setor com tanta concorrência. Esse Jeito de Cuidar Unimed, nosso slogan, é verdadeiro. O nosso jeito é diferente. As pessoas acreditam que não é simplesmente entregar saúde, mas entregar saúde de qualidade.

- Qual a expectativa para a realização do segundo ciclo do programa Qualifica?

Nossa expectativa é bem grande, afinal, tivemos sucesso no primeiro ciclo. Para esse segundo, iremos trabalhar com 38 cooperativas e, para isso, temos um grupo treinado, o que permitirá que as intercorrências do primeiro não ocorram novamente. Assim, teremos condições de fazer um treinamento mais eficiente e, graças à experiência adquirida, esperamos obter índices futuros de certificação e de acreditação ainda melhores.


Confira também:



Eventos


» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 18
    23-11-2018 às 08:00
» Fórum Ramo Trabalho
    Dia 23-11-2018 às 08:00
» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 18
    23-11-2018 às 08:00

Videos



Galeria de Fotos


 

"Cooperativismo. Você participa. Todos crescem."