Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso

Mato Grosso - Brasil

Cooperativas de MT

Busca de Cooperativas de MT
Acessar

Intranet

Usuário:
Senha:
Acessar
RAMO SAÚDE
Unimed Cuiabá oferece atividades aos colaboradores
“Coordenação do Cuidado e Coach em Saúde”

Por Assessoria Unimed Cuiabá

Unimed Cuiabá oferece atividades aos colaboradores

 

Nos dias 31/08 e 01/09, foi realizada a palestra “Coordenação do Cuidado e Coach em Saúde”. Entre os palestrantes convidados estava o Gestor Médico de Atenção e Inovação em Saúde da Unimed Vitória, Dr. Paulo Magno do Bem Filho. O evento reuniu no auditório do Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá alguns dos profissionais ligados aos trabalhos de saúde preventiva na Cooperativa.

Em sua explanação, o palestrante abordou os exemplos de ações bem-sucedidas da singular capixaba, que adotou o modelo de atenção integral à saúde em 2011 visando oferecer uma alternativa à fragmentação de cuidados encontrada habitualmente no mercado.

De acordo com Paulo do Bem, os núcleos de saúde preventiva têm papel fundamental na implantação de um modelo de atenção personalizada, não apenas mais um dado estatístico. Na Unimed Vitória esses profissionais são chamados de coachs em saúde e atendem as demandas indicadas nos planos de cuidados individualizados criados pelos médicos.

“Eles são uma espécie de personal trainer. A gente cria o plano de cuidados personalizados e eles trabalham para incentivar as pessoas a aderirem a esse plano. Vamos imaginar que a pessoa tenha uma doença crônica e precisa tomar um remédio. O coach vai verificar se está tomando ou não, ver porque não está tomando, incentivar, etc. Ele é um facilitador, uma pessoa que vai acompanhar e otimizar os atendimentos de pacientes em condições crônicas”, disse em entrevista.

De acordo com a Dra. Sofia Adélia, coordenadora médica do Espaço Cuidar, os profissionais da Unimed Cuiabá, apesar de não serem chamados de coachs em saúde, fazem um trabalho similar. 

“Nós temos uma necessidade de mudança no nosso modelo de assistência e o caminho é a atenção centrada na pessoa, o cuidado integral e personalizado. O núcleo de saúde preventiva, o Viver Bem, é o nosso referencial na nutrição, no cuidado do idoso, de diabéticos, do paciente tabagista, o paciente obeso. A tendência é que isso seja incrementado e aumentado cada vez mais”, pontuou.

O segundo módulo da palestra está previsto para acontecer nos dias 21 e 22 de setembro com as palestrantes Daniele Kallas e Esvana Cipriano.


Confira também:



Eventos


» Leite a Pasto
    24-09-2018 às 08:00
» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 18
    28-09-2018 às 08:00
» XII Encontro Mato-grossense de Secretárias Cooperativistas
    Dia 01-10-2018 às 00:00

Videos



Galeria de Fotos


 

"Cooperativismo. Você participa. Todos crescem."