Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso

Mato Grosso - Brasil

Cooperativas de MT

Busca de Cooperativas de MT
Acessar

Intranet

Usuário:
Senha:
Acessar
COOPERATIVISMO
Cooperativas debatem fontes alternativas de energia
Seminário acontece em agosto

Por Assessoria Sistema OCB/MT

Cooperativas debatem fontes alternativas de energia

 

A energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar, é uma alternativa energética que está em ritmo crescente.  Esse assunto ganha força também no cooperativismo, que debate sobre um modelo de cooperativa de energia renovável, onde propõe uma relação econômica de consumo com ganho de escala, que acontece quando pessoas deixam de fazer sozinhas e passam a fazer juntas, ganhando força no mercado.

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT- encabeça a discussão sobre essa nova proposta e debate o tema no dia 15 de agosto, em Cuiabá MT, durante o 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios. A proposta é debater oportunidades de produção de energia no cooperativismo e dar conhecimento aos participantes de fontes alternativas de energia, com foco em energia fotovoltaica.

“São temas amplamente possíveis e que demonstram o verdadeiro potencial da geração compartilhada de energia solar de forma cooperativada”, explica o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. O superintendente Adair Mazzotti, ressalta que “o Sistema OCB/MT quer com esse Seminário, estimular a ideia da substituição do ‘eu’ pelo ‘nós’ e assim, provocar um melhor entendimento sobre a importância econômica do cooperativismo, fomentando um modelo de negociação e compensação na adoção da energia sustentável, no caso, a partir da geração distribuída”.

A programação do 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios, começa às 9h do dia 15 de agosto, com a presença de dirigentes, gerentes e gestores das 154 cooperativas de Mato Grosso,  dos representantes do Sistema OCB Nacional, do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, e da cooperativa CERTEL - a maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação do país.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai apresentar as linhas de financiamento de energia solar para pessoas jurídicas e pessoas físicas, além do Banco do Brasil, como o FCO, o Desenvolve MT, Sicoob Central MT/MS e a cooperativa Sicredi Sudoeste.

Serão debatidos temas como o contexto energético nacional e mato-grossense; produção e demanda de energia no Brasil, e perspectivas futuras; modelos de geração e ambientes de comercialização de energia; políticas de regulamentação e referências nacionais e internacionais; possibilidades de energia no cooperativismo: compensação de energia e comercialização nos mercados livres e regulados; modelo de geração fotovoltaica internacional: cooperativas da Alemanha; Guia de constituição de cooperativas de geração distribuída, e as linhas de financiamento disponíveis no mercado.

Serão apresentados também casos de sucesso com da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura – Infracoop, da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável - COOBER, em Paragominas / PA e da Unimed Vale do Sepotuba, de Tangará de Serra / MT, esta com financiamento da Unicred MT.

O 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios, será realizada no Centro de Eventos do Pantanal - Auditório Flores, em Cuiabá das 09 às 18 horas, com entrada gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem através do contado pelos números de telefone (65) 3648-2424 / 3648-2444, e através do site do Sistema OCB/MT: http://www.ocbmt.coop.br

 

Confira a programação:

9h - 9h30 Abertura: OCB/MT e OCB Nacional

9h30 Painel 1: Contexto Energético Nacional e Mato-grossense

9h30 - 10h - Produção e demanda de energia no Brasil: contexto atual e perspectivas futuras – MME

10h - 10h30 - Modelos de geração e ambientes de comercialização de energia: suas perspectivas e desafios - ANEEL

10h30 - 11h - Energia solar fotovoltaica: oportunidades e desafios – SEDEC MT

 

11h Painel 2: Atuação da OCB Nacional nas políticas de regulamentação e referências nacionais e internacionais

11h - 11h30 - Possibilidades de energia no cooperativismo: compensação de energia e comercialização nos mercados livres e regulados. OCB Nacional

11h30 - 12h - Modelo de geração fotovoltaica internacional: cooperativas da Alemanha (DGRV)

 

13h30 Painel 3: Cases de sucesso

13h30 - 14h - "Geração de energia fotovoltaica"– Presidente da CERTEL - Erineo José Hennemann

14h - 14h30 - Geração compartilhada: resultados e benefícios – COOBER Pará

14h30 - 15h - Sustentabilidade e rentabilidade na utilização de energia fotovoltaica – Unimed Vale do Sepotuba

 

15h Painel 4: Linhas de financiamento

15h - 15h20 BNDES – Financiamento de energia solar para pessoas jurídicas e pessoas físicas

15h20 - 15h40 - Sicoob Central MT/MS

15h40 - 16h - Banco do Brasil (FCO)

16h - 16h20 - Desenvolve MT

16h20 - 16h40 - Sicredi Sudoeste

16h40 - 17h00 - Unicred MT 

 

16h40 Painel 5: Atuação do Sistema OCB

16h40 - 17h10 Guia de constituição de cooperativas de geração distribuída – OCB Nacional

17h10 - 17h40 Atuação / Orientação para constituição de cooperativas – Sistema OCB/MT

 


Confira também:



Eventos


» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 18
    26-10-2018 às 08:00
» Curso Encerramento de Balanço
    05-11-2018 às 00:00
» Viagem de Estudos com Foco em Lideranças - HSM Educação Executiva
    05-11-2018 às 08:00

Videos



Galeria de Fotos


 

"Cooperativismo. Você participa. Todos crescem."