Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso

Mato Grosso - Brasil

Cooperativas de MT

Busca de Cooperativas de MT
Acessar

Intranet

Usuário:
Senha:
Acessar
COOPERATIVISMO
Movimento SomosCoop é lançado em MT
A identidade do cooperativismo

Por Assessoria Sistema OCB/MT

Movimento SomosCoop é lançado em MT

 

No dia 06 de julho foi realizado na sede do Sistema OCB/MT em Cuiabá, o lançamento do Movimento SomosCoop no Estado de Mato Grosso. Para explicar sobre o que se trata esse movimento, esteve presente a Gerente de Comunicação do Sistema OCB Nacional, Daniela Lemke, que reforçou a importância de se disseminar o que realmente representa o Cooperativismo.

“Nós queremos que quando as pessoas vejam a logo do SomosCoop saibam que isso é cooperativismo. Para que possamos começar a ter uma identidade e que que as pessoas tenham orgulho de dizer que fazem parte do cooperativismo. Aqui no Estado de Mato Grosso tem lindas histórias, e isso pode ser visto no vídeo da Web Série que também fazem parte do movimento, acreditamos que contar histórias é um modo de passar informação” disse Daniela.

A marca SomosCoop nasceu de um trabalho em conjunto com a ACI em 2012, onde foi identificado a necessidade de se criar uma identidade para o cooperativismo, que hoje no Brasil tem mais de 13 milhões de cooperados, 6.257 mil cooperativas chegando a 25% da população e gerando em torno de 30.076 mil empregos. “Olha o tamanho do cooperativismo no Brasil, imagina se cada uma dessas pessoas estiver falando da mesma forma sobre o movimento? É preciso ter uma publicidade nacional e fazer barulho em todo o Brasil, em um único tom de voz”, enfatizou Lemke.

Um dos propositivos do movimento é transformar o mundo em um lugar mais justo equilibrado, e que dá oportunidade para todos, unindo o desenvolvimento econômico com o social. Mas para que isso aconteça é necessário explicar o cooperativismo para sociedade, igualando o discurso e fomentando a intercooperação.

Daniela Lemke explicou que a força do cooperativismo começa em cada um, e que o engajamento é fundamental para que o movimento seja multiplicado, tendo as pessoas que fazem parte, curtindo a pagina, compartilhando, disseminando o que realmente representa o SomosCoop.

O Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti ao enfatizou que “o Segredo do cooperativismo esta na força, que é um modelo de organização econômica e não um modelo de negócio, o que acaba causando confusão nas pessoas que não entendem como realmente funciona uma cooperativa. É importante que isso seja entendido”.

Para encerrar o encontro o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário Souza Filho, leu uma carta escrita para ele pelo presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas onde dizia que “o principal objetivo do SomosCoop é conectar pessoas em torno de uma causa e tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade, somos um movimento de milhões de brasileiros, onde cada pessoa faz a diferença” e Onofre ainda acrescentou que “o grande problema e a grande solução não cairá do céu, esta dentro de cada um de nós. Vocês estão recebendo essas informações, e vão passar adiante, passar para as cooperativas, para que elas entendam a filosofia do ‘ser’, porque é isso que o movimento SomosCoop trás para todos, para sermos o cooperativismo. Ai estão dois gols de ouro que a OCB nos trouxe, um dele é o Dia C, e agora esta nos trazendo o SomosCoop”, finalizou o presidente.

 

Veja o vídeo da Web Série do SomosCoop sobre Cooperativas de Mato Grosso, clicando no link: http://www.ocbmt.coop.br/TNX/conteudo.php?sid=44&cid=5202

 


Confira também:



Eventos


» Leite a Pasto
    24-09-2018 às 08:00
» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 18
    28-09-2018 às 08:00
» XII Encontro Mato-grossense de Secretárias Cooperativistas
    Dia 01-10-2018 às 00:00

Videos



Galeria de Fotos


 

"Cooperativismo. Você participa. Todos crescem."